A História Por De Trás Da Equação De Maxwell E Sua Grande Influência Na Física Moderna

A História Por De Trás Da Equação De Maxwell E Sua Grande Influência Na Física Moderna

Publicado: 06:52, 12/01/25
Reinan Bezerra

Introdução

A História de um dos conjuntos de equações mais importantes da história da humanidade, não pode ser dita em um pequeno artigo como este. Com isso, vamos resumir a sua história em 3 partes.

  • Antes de Maxwell
  • Trabalhos de Maxwell
  • Depois de Maxwell

Iremos fazer assim, pois este trabalho glorioso não feito por uma pessoa sozinha, mas sim, é um trabalho em conjunto, sendo construído por gerações de grandes e renomados ciêntistas. Assim, ficará mais claro para nós, como que ela se construiu e se consolidou como tal e em como ela molda e sustenta toda a nossa tecnologia e em grandes influências, que ela promoveu no consolidar da física moderna e contemporânea.

"O espaço de tempo de uma vida, mesmo se inteiramente devotada ao estudo do céu, não seria suficiente para investigar um objetivo tão vasto... este conhecimento será conseguido somente através de gerações sucessivas."
- Carl Sagan, parafraseando Senega.

Antes de Maxwell

A história que envolve os primeiros contatos experiências dos seres humanos com fenômenos magnéticos, tem seus primeiros registros ainda começando na Grécia antiga. Em uma região chamada Magnésia, moradores dessa pequena província tiveram contato com uma mistura chamada magnetita, que em grego significava ‘pedras mágicas’. Elas receberam este nome pois possuíam a capacidade de se atrair entre si. Não eram só minerais e substâncias puras encontradas na natureza, que conseguiam possuir a capacidade de produzir o efeito de atração e repulsão. Ainda na Grécia, Tales de Mileto, descobriu que ao esfregar âmbar na pele de carneiros, pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. Eléktron significa âmbar, em grego.

Em algumas civilizações antigas, já eram conhecidas propriedades elétricas de alguns materiais. A parte do ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 a.c. já eram usados como baterias.

$\int$ Fusce vitae augue at nisl pharetra elementum. Vestibulum non nisi non nisi ultricies consectetur. Sed a magna id erat feugiat dignissim id at enim.

Referências

Voltar